Na noite desta quinta-feira, 13, a professora e presidente do PDS São Salvador, Odilene Sena, foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Mâncio Lima. A honraria foi concedida após indicação da vereadora Jaluza do Val (PP), em reconhecimento à sua dedicação e contribuição para a comunidade.

A sessão solene foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher e reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e familiares das homenageadas. Durante o evento, a Câmara prestou tributo a mulheres que se destacaram em diversas áreas, como educação, saúde, empreendedorismo, assistência social, cultura e política.
O ponto alto da cerimônia foi a entrega do prêmio “Mulher Destaque”, que busca valorizar e incentivar a participação feminina no desenvolvimento do município, reforçando a importância da equidade e do protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade mais justa.

Conheça a biografia de Odilene Sena
Odilene Mendonça de Sena é uma mulher notável, nascida em 6 de outubro de 1967, na antiga vila Japiim, atualmente conhecida como Mâncio Lima. Filha de Odilon Cordeiro de Sena e Jurandir Soares de Mendonça, ela é a primogênita de uma família com sete filhos. Desde muito jovem, enfrentou desafios significativos, perdendo o pai aos 11 anos e, a partir daí, começou a trabalhar para ajudar sua mãe e seus irmãos.
Apesar das dificuldades que encontrou ao longo do caminho, Odilene sempre valorizou a educação e continuou a estudar. Sua determinação a levou a concluir o ensino médio aos 26 anos, um marco importante em sua vida. Pois desde então, portas se abriram para a sua vida profissional
Em meio às dificuldades, Odilene Sena se destacava por sua beleza, e em 1986 foi a primeira Miss de Mâncio Lima.
Odilene seguiu estudando e trabalhando, e atualmente é servidora estadual e municipal, em ambas as esferas, em caráter efetivo, bem como é Presidente da Associação do PDS São Salvador, isto em razão de sempre estar envolvida em projetos sociais em prol da comunidade, sendo seu último projeto, a abertura de trilhas e construção de pontes no PDS São Salvador, Rio Moa.
Do mesmo modo, também ela envolveu-se em outros projetos, tendo como destaque, a construção de uma escola na comunidade São Salvador.
Em relação as suas funções laborais, já foi Coordenadora da Educação Indígena, Bibliotecária, Coordenadora Pedagógica, Presidente do Sindicato da Educação de Mâncio Lima, Coordenadora da Educação no Campo, dentre outras.
Todavia, não há como negar que seu papel de destaque reside na liderança. Estar envolvida em ações voltadas à melhor qualidade de vida dos ribeirinhos. Casada com Elissandro Pinheiro de Souza, mãe de seis filhos, todos formados, avó de seis netos, segue sua jornada como líder comunitária que é, dando voz a muitos que não são ouvidos e enxergados em razão da sua posição social ou falta de instrução.