Após um hiato de três meses, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Batista Siqueira retomou a realização dos exames de eletrocardiograma. O serviço, gratuito, atende às demandas do município mediante agendamento prévio na Secretaria Municipal de Saúde, evitando, assim, despesas com deslocamentos até a cidade de Cruzeiro do Sul.

O exame é oferecido duas vezes por semana, com atendimento para 15 pessoas previamente agendadas.
“Este serviço é extremamente importante e essencial para a identificação de doenças cardiovasculares. Com a sua retomada, estamos a evitar gastos tanto para o município quanto para os pacientes, que antes precisavam deslocar-se até Cruzeiro do Sul. O equipamento apresentou um problema, e o reparo demorou devido à falta da peça e do profissional adequado no nosso estado. O eletrocardiograma é fundamental na prevenção de doenças cardíacas, sendo um passo necessário antes da consulta com o cardiologista”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Rusie Lima Paula.
O eletrocardiograma (ECG) é um exame inicial de avaliação da saúde cardiovascular, utilizado para detectar anomalias no funcionamento do coração. Costuma ser solicitado por cardiologistas para acompanhar a evolução de doenças, bem como para avaliar a eficácia de medicamentos para arritmia ou uso de marca-passos. Com ele, é possível identificar o ritmo cardíaco e o número de batimentos por minuto.

O vice-prefeito Andinho Lima acompanhou a retomada dos atendimentos e destacou a importância do serviço. “A disponibilização de procedimentos específicos para a população contribui para uma cidade mais saudável e bem assistida. A Secretaria de Saúde, sob a liderança da Rusie, empenhou-se bastante para reparar o equipamento e reativar esse serviço tão importante para o município. A nossa gestão tem trabalhado para manter os serviços existentes e ampliar as oportunidades de cuidado com a saúde e bem-estar da nossa população”, declarou.

O mototaxista José Saraiva dos Santos, um dos beneficiados, relatou: “Assim que fui avisado que o serviço voltou, fui logo à unidade. Quero agradecer a Deus, pois fui informado que meu coração está bem. A Prefeitura está de parabéns, porque isso representa uma grande economia para nós, já que, anteriormente, só era possível fazer o exame em Cruzeiro do Sul e de forma particular, o que é caro. Estou muito satisfeito com o atendimento”.
A UBS Wilson Batista, localizada no Bairro São Vidal, conta com 19 profissionais — entre médico, enfermeiro, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate a endemias (ACE) e equipe de apoio — e atende os bairros São Vidal, Batoque e Polo Agroflorestal. A unidade possui cerca de 2.500 pacientes cadastrados.7

“O exame de eletrocardiograma contribui significativamente para a prevenção de doenças cardíacas. Ele é especialmente indicado para pacientes com diagnóstico de diabetes, hipertensão, ou que apresentem quadros de taquicardia, dores no peito ou aceleração dos batimentos. Após a realização, enviamos os resultados para um laboratório conveniado e, quando retornam, o paciente os apresenta a um especialista, que dará seguimento ao tratamento necessário”, explicou o enfermeiro da UBS, Wesley Felipe Costa.
O exame é simples, rápido e indolor. Durante o procedimento, o paciente permanece deitado numa maca, em repouso por cerca de cinco minutos, para evitar interferências no resultado causadas por atividade física ou uso recente de cigarro. O ideal é que o paciente esteja em jejum. Os impulsos elétricos do coração são registados em papel e os eletrodos são aplicados no peito, punhos e tornozelos, com um gel condutor para melhorar a captação dos sinais elétricos. Recomenda-se que a pele esteja limpa e sem oleosidade nos pontos de fixação dos eletrodos.
Ascom/ Jenildo Cavalcante
Fotos: Evandro Ibernon