Por Eliton Dias
A série “Nossa Gente” conversou com a professora Elidamá da Silva Lima, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar, Autismo e Gestão da Educação, sobre o Projeto Sorriso de uma Criança, que leva histórias e felicidade às escolas municipais de Mâncio Lima.
A ideia do projeto surgiu na Escola Municipal Francisca Rodrigues, a partir da busca por novas alternativas para desenvolver atividades que chamassem a atenção das crianças de forma criativa e lúdica. O sucesso do projeto, que é totalmente voluntário, cresceu ainda mais com a implementação do LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, ampliando as experiências das crianças com a linguagem oral e escrita.

“Foi nesse momento que busquei alternativas para desenvolver novas formas de aulas lúdicas. Comecei a contar histórias e, nessa perspectiva, percebi a importância de uma contadora de histórias no ambiente escolar nos anos iniciais. As crianças vivem em um mundo de imaginação, onde podem criar e recriar seus próprios conhecimentos sobre diferentes elementos, atribuindo a eles significados próprios”, ressaltou a professora Elidamá.
Com esse olhar pedagógico, nasceu o Projeto Sorriso de uma Criança, que ganhou força e se expandiu para outras escolas, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental – anos iniciais e finais. De forma criativa, a professora abre seu Baú da Magia, repleto de imaginação, questionamentos e emoções, permitindo que as crianças sonhem e se encantem com o mundo da fantasia. Assim, desperta a curiosidade, estimula o imaginário e contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos de Mâncio Lima.

“A necessidade de revivermos a arte de contar histórias de forma lúdica e com musicalidade dentro do contexto escolar é essencial. A história é um excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança”, finalizou Elidamá da Silva.