A pesquisadora Winnie Alves Ladeia da Universidade de São Paulo (USP) está conduzindo um estudo sobre a transmissão da malária em Mâncio Lima. O objetivo da pesquisa é identificar os principais fatores que contribuem para a propagação da doença na cidade e ajudar a melhorar as estratégias de prevenção.
A pesquisa foca no comportamento dos mosquitos transmissores da malária e nas áreas de maior risco. O estudo busca gerar dados que possam ser usados para reforçar o controle da doença e alertar a população sobre as medidas preventivas necessárias, como o uso de mosquiteiros e tratamento adequado.
De acordo com a pesquisadora a pesquisa é para entender melhor de onde veio o parasita que está infectando a pessoa e para onde o parasita pode ter ido, assim a gente consegue conectar os casos e dizer para ao serviço de saúde quantas pessoas podem está infectadas. Explicou Winnie
Essa pesquisa esta acontecendo desde de agosto de 2024 e vai acontecer ate outubro de 2025, Mâncio Lima é a cidade modelo para realização da pesquisa, pela a estruturação de vigilância que o município possui e também pela parceria entre população e a USP que já dura a 7 anos.
Com o apoio das autoridades locais de saúde, a pesquisadora espera que os resultados do estudo possam contribuir para reduzir a malária em Mâncio Lima e melhorar a qualidade de vida da comunidade.