Na manhã desta segunda-feira, 03, a Coordenação de Atenção Básica de Rodrigues Alves mobilizou uma equipe de resgate para salvar um bebê prematuro. A operação contou com a participação da Enfermeira Ketery Maria, dois bombeiros e uma equipe do SAMU.
O Portal Moa Informativo conversou com a Enfermeira Ketery Maria, que relatou os desafios enfrentados para alcançar a residência da família, localizada no Ramal da Gleba Paraná no município de Rodrigues Alves. As fortes chuvas que atingem a região dificultaram o acesso, impossibilitando a chegada dos veículos da Saúde e do SAMU e Corpo de Bombeiros. “Passamos por momentos difíceis, pois o ramal é de difícil acesso. Não conseguimos avançar com os veículos, então seguimos com o Corpo de Bombeiros e, com a equipe completa, conseguimos chegar até a criança”, destacou Ketery Maria.

Apesar dos obstáculos, o resgate foi realizado com sucesso, e tanto a mãe quanto o bebê estão sob cuidados médicos. A mãe, Adriele Silva de Souza, e o pai, Leonardo, ficaram extremamente felizes e aliviados com o salvamento da criança. A jovem e o bebê foram resgatados com segurança e entregues aos cuidados do SAMU, sendo encaminhados ao hospital de Mâncio Lima para acompanhamento médico.
O bebê nasceu no último domingo (2), em casa, com 33 semanas de gestação e apresentava dificuldades para mamar. Esse quadro aumenta o risco de infecções e pode comprometer o desenvolvimento do recém-nascido. Diante da urgência, a Enfermeira Ketery Maria, a profissional do SAMU Naiara e o Corpo de Bombeiros foram fundamentais para garantir o resgate e a estabilização do bebê.
“A mãe e a criança estão bem, graças a Deus. Tudo deu certo, e isso é muito gratificante. Parabéns a todos os envolvidos no resgate, incluindo a equipe de saúde de Rodrigues Alves, o Corpo de Bombeiros e o SAMU”, finalizou a Ketery Maria.