Mâncio Lima celebra a abertura da VII Feira do Peixe e da Agricultura Familiar

Cerimonia marca a abertura da VII Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima
A VII edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima consolidou-se como um dos eventos mais importantes da região, reunindo mais de 80 expositores entre agricultores familiares, piscicultores, artesãos e extrativistas. Com grande participação popular e atrações diversas, o evento fortalece a economia local, promove a bioeconomia e cria um espaço de valorização cultural, negócios e entretenimento.


A cerimônia de abertura, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na Praça São Sebastião, contou com a presença do Prefeito Zé Luiz, do Vice-prefeito Andinho, de professores, estudantes, secretários municipais, chefes de repartições do governo do Estado, lideranças sindicais e movimentos sociais, além de nove dos 11 vereadores do município: Zeca do Pentecostes, Jean Almeida, Alana Souza, Reziane Barros, Jaluza do Val, Professor Amozildo, Joel Puyanawa, Evandro Nascimento, Roneilson Pinheiro e Alice Rocha. Também prestigiaram o evento gerentes de Cooperativas de crédito e parceiros institucionais.
Diversidade de produtos e atrações


Durante os três dias de evento, 15, 16 e 17 de abril, será ofertado uma variedade de produtos frescos da agricultura familiar, peixes de cativeiro, artesanato, produtos extrativistas e comidas típicas regionais. A degustação de pratos à base de peixe, como costela de tambaqui, vatapá de peixe, pastel de pirarucu, bolinho de feijão com pirarucu e o tradicional bolinho de pirarucu, foi um dos momentos mais aguardados pelo público durante a abertura do evento.
Uma das atrações é o tanque com peixes vivos, onde adultos e crianças podem viver a experiência de “pescar para levar”, com espécies como surubim, pirapitinga e tambaqui, oferecidas por piscicultores locais. Além disso, artistas locais se apresentam nos dias que acontece o evento.
A criatividade das crianças também teve espaço com o concurso “Histórias de Pescador”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Alunos das escolas Lauro Cavalcante, Artur Lebre e Joaquim Generoso participaram da iniciativa. A grande vencedora foi a aluna Lucia Freire da Cruz, do 5º ano da Escola Municipal Artur Lebre, com a história “A pesca azarada e a pesca sortuda”, que arrancou risos do público ao retratar as hilárias aventuras de um grupo de pescadores.


Além da agricultura e piscicultura, a presença de artesãos e extrativistas mostrou a força da bioeconomia como alternativa sustentável de geração de renda. Produtos feitos à mão, alimentos tradicionais e a venda de sabonete e óleo vegetal está dando um toque especial à feira, mostrando a diversidade da produção local.
O que disseram:
“As nossas expectativas são as melhores porque já cedo as pessoas começam a chegar e a comprar os produtos. São verduras frescas e de qualidade, e o peixe é o melhor da região. Mâncio Lima é conhecida pela melhor produção de peixe em cativeiro. Pensamos em cada detalhe, melhorando o espaço e ampliando a participação dos feirantes para aquecer a nossa economia e abastecer nossas casas com produtos de qualidade”, Zé Luiz, prefeito de Mâncio Lima.
“A feira do peixe é um momento em que nós, produtores rurais, nos preparamos para uma renda extra, devido à movimentação e ao fluxo de pessoas comprando. Não dá pra fazer um bom cozido sem a pimenta, a cebola, o coentro e outros produtos que dão um sabor especial”, Maria José Dantas, feirante.
“É a primeira feira que participo expondo os produtos que faço em casa. São doces que todos gostam, incluindo o tradicional mugunzá. Estou feliz com o movimento e vejo esta feira como uma excelente oportunidade para os pequenos empreendedores”, Tamela Holanda Dias, empreendedora.

“Estou feliz por estar à frente desta primeira feira como vice-prefeito. É gratificante ver um movimento bonito como esse, com nossos feirantes e piscicultores felizes por terem um espaço para vender seus produtos. Nossa gestão terá sempre esse olhar: criar eventos que reúnam os diversos setores da economia local para gerar renda, aquecer o comércio e melhorar a vida do nosso povo”, Andinho Lima, vice-prefeito de Mâncio Lima.
“Estou feliz porque tudo o que planejamos está dando certo. As famílias da agricultura familiar e os piscicultores atenderam ao nosso chamado e trouxeram seus produtos. Trabalhamos para que, ao final dos três dias, tenhamos uma venda recorde e todos saiam satisfeitos com os resultados”, Edvaldo Barbosa, Secretário Municipal de Produção e Abastecimento.
“Todos os anos trazemos o peixe vivo. Dentro de uma piscina, as pessoas podem pescar e levar para casa. É uma novidade que atrai crianças e adultos e sempre faz muito sucesso. Nosso peixe é de qualidade. Trouxemos surubim, pirapitinga e tambaqui”, Francisco Muniz Dias, piscicultor.
“A Colônia de Pescadores jamais poderia ficar de fora de um evento tão importante. Trabalhamos com pescadores e sabemos da importância desta feira. Organizamos nossa fábrica de gelo para dar suporte aos vendedores e também estamos promovendo a premiação do maior pescado, que é uma grande atração”, Elton Dias, presidente da Colônia de Pescadores.

Ascom/Jenildo Cavalcante

Fotos: Evandro Ibernon

Compartilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre o Site

O objetivo do Portal Moa Informativo é fornecer informações confiáveis, atualizadas e relevantes para a população, promovendo a transparência e o acesso à notícia de forma imparcial e acessível. É um portal da cidade mais ocidental do Brasil, situada no extremo Norte do Brasil em Mâncio Lima no Estado do Acre.

Etiquetas

    Ultimas Postagens

    • All Post
    • Acre
    • Brasil
    • Clima
    • Concurso
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Geral
    • Justiça
    • Loterias
    • Meio Ambiente
    • Mundo
    • Nossa gente
    • Policial
    • Política
    • Saúde
    • Trânsito
    • Turismo

    © 2025 Desenvolvido por METAACRE SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO COMERCIAL