Por Eliton Dias
A acreana Gabriela Câmara cometeu um deslize nas redes sociais ao prestar homenagem ao Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21). A publicação, feita em tom de luto, trazia a foto errada: em vez de uma imagem do Papa Francisco, foi usada uma fotografia do Papa Bento XVI, que faleceu em 2022.
“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco”, dizia a legenda do post publicado em seu perfil no Instagram, acompanhado da imagem em preto e branco de Bento XVI.
Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro pontífice latino-americano da história e liderou a Igreja desde 2013, após a renúncia de Bento XVI. Já Bento XVI, nascido Joseph Ratzinger, comandou o Vaticano de 2005 a 2013 e faleceu em 31 de dezembro de 2022.
A confusão entre os dois é relativamente comum entre o público geral, especialmente após a histórica renúncia de Bento XVI, que resultou em um papa emérito ainda vivo durante o pontificado de seu sucessor.
Importância da verificação
Em tempos de redes sociais e divulgação rápida de notícias, situações como essa reforçam a necessidade da verificação das informações antes da publicação, principalmente quando envolvem figuras públicas de grande relevância mundial, como o Papa.
Gabriela Câmara ainda não se pronunciou publicamente sobre o erro até o momento desta publicação.