Chegou ao fim nesta quinta-feira, 17, a VII Edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar de Mâncio Lima, o balanço final superou as expectativas com a comercialização de mais de 10 toneladas de peixes, vendas verduras e derivados da agricultura familiar, o evento se consolidou como um importante espaço de entretenimento e movimentação da economia local e celebrando a produção aquícola da região.

O piscicultor Cleiton Augusto, estreante na feira, não escondeu a satisfação. “Foi minha primeira vez aqui e valeu muito a pena ter aceitado o convite para vir comercializar meus produtos. A feira é uma oportunidade ímpar para nós que vivemos da piscicultura e da produção rural, a nossa participação superou as expectativas vendendo mais de 700 quilos de peixe, incluindo piau, tambaqui e matrinxã”, comemorou. Ele fez questão de elogiar a estrutura oferecida: “A organização está de parabéns, o tratamento que recebemos foi excelente. Com certeza, ano que vem estarei presente novamente”.

O Secretário Municipal de Produção, Edvaldo Barbosa, também celebrou os resultados da feira. “Nosso objetivo principal foi alcançado com êxito. Estou muito feliz com o resultado desta feira”, afirmou. Quero agradecer a toda a equipe organizadora, que trabalhou incansavelmente, e, claro, aos nossos piscicultores e agricultores familiares que acreditaram no evento e trouxeram produtos frescos e ótima qualidade”.
Um dos protagonistas nas vendas foi o piau. O peixe, criado em cativeiro na região, foi um dos mais procurados pelos consumidores, sendo reconhecido pela sua qualidade e sabor, o que o leva a ser exportado até mesmo para outras cidades vizinhas.

Sabores regionais no concurso gastronômico
Paralelamente à venda de peixes, a feira também foi palco de um emocionante Concurso de Gastronomia à base de peixe. Centenas de pessoas acompanharam com curiosidade o preparo dos pratos, onde os cozinheiros Elielson Araújo, Antônio Sena e Ellen Silva demonstraram talento e criatividade. Ficou evidente que, além de produtos frescos, um prato memorável requer dedicação e uma boa dose de amor no preparo.
A competição foi acirrada, mas o troféu e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500 ficaram com o jovem Elielson Araújo. Ele conquistou os jurados com um escondidinho de filé de tilápia ao molho parmesão harmoniosamente acompanhado de batata gralhada. A receita, que levou uma hora para ser preparada serve até três pessoas.

“Estou muito feliz por ter vencido, este foi o segundo concurso de que participei aqui na feira, e desta vez vim preparado e focado em levar o prêmio para casa. A gente vem não apenas pelo prêmio, porém pelo prazer de cozinhar e poder mostrar nossos talentos culinários, pela satisfação de estar entre pessoas tão boas e talentosas. A Prefeitura está de parabéns por apoiar e incentivar a todos a estarem participando de concursos como esse, é uma ação louvável e que merece nosso agradecimento e reconhecimento”, destacou o campeão do concurso, Elielson Araújo.

Quem também demonstrou seus dotes culinários foi o prefeito Zé Luiz. Conforme havia prometido, o gestor municipal preparou uma caprichada moqueca de pirarucu com camarão. Presente em todos os dias da Feira, o gestor municipal fez questão de ir pra cozinha como incentivo para outras pessoas também participarem e para preparar um prato do qual é especialista. Zé Luiz fez questão de lembrar da sua Mãe Anunciada presente no evento, que foi quem despertou nele o amor pela culinária. A mãe do prefeito disse que o prato preferido dela é o bacalhau preparado pelo filho.

O aroma e o cheiro atraiu diversas pessoas ao redor de sua bancada, e, ao final, o público pôde degustar o prato regional, que arrancou elogios e comprovou a habilidade do prefeito na cozinha.
“É um prazer imenso cozinhar, e cozinhar para a nossa gente torna essa alegria ainda maior”, comentou o prefeito Zé Luiz enquanto finalizava sua moqueca. Ao avaliar a feira como um todo, ele ressaltou o sucesso do evento: “Essa feira deixou todos muito satisfeitos. Ela não só ofereceu peixe de qualidade a preço justo, mas também movimentou significativamente a nossa economia, gerando emprego e uma importante renda extra para as famílias da agricultura familiar, que são a base da nossa produção”.
Com o encerramento das atividades, a Feira do Peixe deixa um saldo extremamente positivo, reforçando o potencial da piscicultura de Mâncio Lima e o talento da culinária regional.
Ascom/Jenildo Cavalcante
Fotos: Evandro Ibernon