Estrada que liga Cruzeiro do Sul com Pucallpa não está nos planos do governo Lula

Em meio às discussões sobre a viabilidade de uma ligação rodoviária entre Cruzeiro do Sul (AC) e Pucallpa, no Peru, o Ministério do Planejamento e Orçamento não demonstrou qualquer intenção de incluir o projeto no Plano de Integração Sul-Americana. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo nesta semana e são reproduzidas nesta quarta-feira, 16, pelo ac24horas

O tema sequer é considerado prioritário pela pasta, o que evidencia a ausência de respaldo técnico e político necessário para sua execução, ao menos no curto ou médio prazo, indica a reportagem assinada pela jornalista Raquel Lopes.

A posição do ministério esvazia o discurso de autoridades locais e setores interessados que vêm promovendo a rodovia como uma alternativa para o desenvolvimento regional e a integração com o mercado andino. Na prática, a falta de inclusão do projeto nas ferramentas de planejamento federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou iniciativas bilaterais com países vizinhos, impede que a proposta avance institucionalmente.

Apesar disso, o projeto segue sendo tratado como uma ameaça real por especialistas e ambientalistas. O traçado previsto da estrada atravessaria o Parque Nacional da Serra do Divisor, uma das áreas de conservação ambiental mais relevantes da Amazônia, com 837 mil hectares. A região abriga populações indígenas, representa um elo entre as bacias dos rios Juruá e Ucayali, e está sob proteção de legislações nacionais e internacionais.

Enquanto isso, no lado peruano, denúncias sobre a abertura irregular da estrada UC-105, entre Nueva Italia e Puerto Breu, seguem preocupando organizações indígenas e ambientais. Estudo recente do grupo Absat, da Universidade de Richmond (EUA), aponta que a expansão da via, entre 2016 e 2024, causou o desmatamento de ao menos 4.544 hectares, sem qualquer licenciamento ambiental válido.

No Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que o projeto está suspenso por decisão judicial desde 2023. Já o governo do Acre, embora tenha feito declarações favoráveis em ocasiões públicas, informou por meio de nota que a rodovia não consta em seus atuais instrumentos de planejamento.

Ac24horas


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