Por Eliton Dias
O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet, proporcionando qualidade, velocidade e serviços para fortalecer o ensino público no país.
As escolas Artur Lebre, Neusa Sabino e Joaquim Generoso já estão conectadas à nova rede de internet de alta velocidade. A conexão traz benefícios para as instituições públicas municipais, permitindo que profissionais da educação e alunos estejam conectados com o mundo. Todas as demais escolas municipais urbanas também receberão internet banda larga de alta velocidade.
O secretário de Educação Municipal, Junior Pinhor, destacou a importância da internet nas escolas como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos alunos. Ele ressaltou que a internet proporciona acesso a informações atualizadas, facilita a pesquisa e o aprendizado, promove a comunicação e a colaboração entre estudantes e professores e contribui para o desenvolvimento de habilidades digitais.
“Ela oferece recursos educacionais variados, prepara os alunos para o mercado de trabalho, promove inclusão e acessibilidade, permite o monitoramento do desempenho escolar e ajuda a desenvolver habilidades críticas, como pensamento analítico e resolução de problemas”, finalizou Pinho.
A gestão da Escola Artur Lebre agradeceu à Secretaria de Educação e à gestão municipal pela instalação da internet por meio do programa Aprender Conectado. Essa ferramenta melhora a qualidade do ensino, facilita a comunicação e a interação entre programas e plataformas educacionais, beneficiando professores e alunos.
“O acesso à internet amplia as oportunidades de aprendizado ao disponibilizar recursos como museus, bibliotecas e laboratórios de ciências. Também promove a aprendizagem colaborativa, permitindo pesquisas em grupo e o desenvolvimento de competências essenciais, como empatia, cooperação, cultura digital e comunicação”, ressaltou Edinalva de Oliveira, gestora da escola.
A gestão do programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.