Por Pablo Azevedo
Após visitar a Terra Indígena Puyanawa, no último dia 11, Elton da Pesca, presidente da Colônia de Pescadores, visitou na última quinta-feira, 20, as Terras Indígenas Nawa e Nukini, localizadas no rio moa.
A agenda marcou o início do processo de cadastramento dos Povos Indígenas como associados da Colônia de Pesca. A iniciativa, nesse primeiro momento, beneficiará cerca de 100 famílias dos povos indígenas.
“Sempre tivemos essa vontade de realizar esse serviço, mas por conta da burocracia não era possível. Agora conseguimos avançar e estamos fazendo história conseguindo beneficiar centenas de famílias dos povos indígenas do município”, disse o líder da Colônia de Pesca.
Segundo Railson Nawa, líder do Povo Indígena Nawa, a ação representa desenvolvimento para o seu povo e foi comemorada por ele. “A gente agradece, pois nós nunca havíamos tido essa oportunidade de acessar o projeto da Colônia de Pescador. Estamos felizes por isso e queremos agradecer”, disse.

Além de contemplar todas as Terras Indígenas do Município, ribeirinhos das comunidades Sete de Setembro, Zumira e Pé da Serra também foram beneficiados, totalizando mais de 150 pessoas atendidas pela iniciativa da Colônia de Pescadores.