Coordenador do núcleo de Educação do Estado em Mâncio Lima participa da ordem de serviço da escola indígena Pedro Antônio de Oliveira no rio Moa

A comunidade indígena Nukini em Mâncio Lima, viveu um momento histórico com a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Escola Indígena Pedro Antônio de Oliveira. A iniciativa representa um avanço significativo na promoção da educação de qualidade e no fortalecimento da cultura dos povos originários.

A nova escola, que será construída por meio de convênio entre o Estado do Acre e a Prefeitura de Mâncio Lima, é fruto de uma parceria que reafirma o compromisso das instituições com o futuro das novas gerações. A união entre governo estadual e municipal tem sido fundamental para garantir investimentos estruturantes nas comunidades indígenas da região.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Zé Luiz, grande entusiasta da educação indígena e parceiro direto na viabilização do projeto. Também participaram a vereadora Jaluza, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior, e o coordenador do Núcleo de Educação do Estado em Mâncio Lima, professor Alcione. Durante o evento, o coordenador destacou a importância da nova escola para o fortalecimento da identidade cultural e para a garantia de acesso a uma educação digna e respeitosa às especificidades indígenas.

“A construção dessa escola é uma vitória coletiva. Ela representa mais do que paredes e salas de aula — é um espaço que vai abrigar sonhos, saberes e o futuro dos nossos jovens indígenas”, Agradeço ao governador Gladson Cameli e ao secretário Aberson Carvalho pelo olhar sensível e pelos investimentos contínuos na educação de Mâncio Lima. Sem esse compromisso, conquistas como essa não seriam possíveis”, afirmou o professor Alcione.

O prefeito Zé Luiz ressaltou o compromisso da gestão com todas as comunidades, destacando que “investir na educação indígena é valorizar a nossa história, é garantir oportunidades para todos e todas.”

A nova estrutura vai proporcionar melhores condições de ensino, valorizando os aspectos culturais da etnia Nukini e promovendo a inclusão educacional de forma efetiva e respeitosa. A expectativa é de que a escola se torne um exemplo de educação voltada para a valorização das raízes culturais e do protagonismo indígena.

Com essa conquista, Mâncio Lima dá mais um passo importante rumo a uma educação inclusiva, fortalecida por parcerias e pelo respeito à diversidade.

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