Com informações da Agência de Notícias do Acre
O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), acompanhou na manhã desta quinta-feira, 17, a chegada do primeiro lote de sal importado do Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia. A carga de 28 toneladas foi adquirida pela empresa acreana Nutrisal, em parceria com a companhia boliviana Arsagem SRL.
A matéria-prima será utilizada na fabricação de sal mineral, insumo essencial para a suplementação nutricional do rebanho bovino. O produto boliviano tem origem no maior deserto de sal do mundo, conhecido pela sua pureza e alto valor mineral, o que garante qualidade superior ao produto final.

Ampliação da exportação para o Peru e a Bolívia poderá ampliar turno de produção e criar mais empregos. Foto: Jairo Carioca
O empresário Esmerino Ribeiro do Valle Neto, destacou que a partir da importação a empresa visa economizar custo e tempo de entrega na matéria prima. “Antes o produto vinha do nordeste, percorria cerca de 5 mil quilômetros, agora pela Rota Quadrante Rondon vai percorrer cerca de 1,5 mil quilômetros, chegar mais rápido e com mais qualidade”.
Com capacidade de produzir 500 toneladas de sal mineral, atendendo 20% da demanda do mercado interno, Ribeiro quer expandir negócios para Bolívia e o Peru. “Essa é uma carga piloto, a partir dela vamos estudar mercado, logística. Com a diminuição de custos a expectativa é de dobrar a produção e, consequentemente, gerar um segundo turno de trabalho”, acrescentou.
Através da empresa Bootnorte o empresário Ribeiro já exporta calçados para Puerto Maldonado, no Peru. Ele confirmou prospecções para levar as botas fabricadas em Rio Branco para a Bolívia e outros países, utilizando a rodovia do Pacífico.